terça-feira, 11 de maio de 2010

Como usar a cafeteira italiana...



Eu tenho um vício, na verdade vários mas esse acredito que vale apena compartilhar...
Levando em consideração o berço italiano, aqui vai uma dica de como usar a cafeteira italiana ( Moka).

Vamos entender como é uma cafeteira italiana:

Simples não ?

Vamos lá:

1. A escolha do café... a dica mais bacana é Moido na hora rsrs
2. A boa e velha água. Encha a base com água FRIA até a válvula de segurança.


3. Coloque a cuba dentro da base com água. Observe que o nivel de água não deve ultrapassar a válvula de segurança para não molhar a cuba.

4.Coloque o café dentro da cuba, sem apertar o . Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira ajeitar o café na cuba. Lembrando que com pouco a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno.

5.Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação... Lembre-se água FRIA

6.A chama deve ser pequena. Não deve ter um diâmetro superior à base da cafeteira, ou o fogo queimará o , tornando o café amargo. Na Itália os fogões vêm equipados com uma boca pequena apropriada para o café. Fogo alto irá fazer com que a água passe muito rápido pelo , resultando num café de má qualidade. Paciência… E logo o café subirá lentamente, proporcionando um perfume e ruído característicos.

7.Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água.

Bom é isso meus amigos, lembrando que esse "tutorial" eu encontrei no blog: http://cartadaitalia.blogspot.com/2005/10/cafezinho-iii.html





Um comentário: